Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» Heráldica

 

Brasão: escudo de ouro, monte de verde movente dos flancos e de campanha diminuta ondada de prata e azul de três tiras; brocante, um palmito de vermelho, realçado de ouro, prata e azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “RIBA DE ÂNCORA”.

 

Bandeira: verde. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.
 
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Riba de Âncora – Caminha”.
 

 
Simbologia
 

O escudo de ouro, é uma referência às riquezas patrimoniais e culturais de Riba de Âncora.

O monte de verde, movente dos flancos: é uma representação do Monte de Santo Amaro. Monte que tem muita importância como revelador da ancestralidade humana de Riba de Âncora, tendo em conta que aí se localizou o Castro de Santo Amaro e do qual, ainda se encontram vestígios.

A campanha diminuta ondada de prata e azul de três tiras: representam o rio Âncora, o que  se traduz numa honra inquestionável para qualquer freguesia que tem o privilégio de o ter em suas terras, como acontece com Riba de Âncora.

O palmito de vermelho, realçado de ouro, prata e azul: são uma homenagem ao artesanato de Riba de Âncora na arte tradicional  deste enfeite tão nobre e admirado.

A Coroa mural de prata de três torres: são uma classificação do estatuto da freguesia, simples, Isto é: que jamais foi concelho, vila, ou cidade; caso em que teria quatro ou cinco torres.

A bandeira verde, tem por simbolismo a representação da componente agrícola de Riba de Âncora.

 

 
Parecer emitido em 06 de Novembro de 2003, pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses. Em 26 de Dezembro de 2003, o Parecer, por proposta da Junta de Freguesia, foi aprovado em sessão da Assembleia de Freguesia de Riba de Âncora.
Processo  e desenho elaborado por Carlos Alberto Mouteira Fernandes no ano de 2000.
Edital AF abril 2014...
2014-04-17 16:29:00 Veja aqui a convocatória para a sessão da Assembleia de Freguesia de riba de Âncora a acontecer em 23 de abril de 2014....
Novos autarcas...
2013-11-27 11:46:00 Em virtude das recentes eleições e da agregação de freguesias...
RIBA DE ÂNCORA - LUGARES...
2013-07-20 17:18:00 PODE ADQUIRIR, NA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA, O VOLUME I DA MONOGRAFIA DE RIBA DE ÂNCORA, PELO PREÇO DE 10 EUROS.
Tempo Viana do Castelo