SÍMBOLOS HERÁLDICOS

Brasão: escudo de ouro, monte de verde movente dos flancos e de campanha diminuta ondada de prata e azul de três tiras; brocante, um palmito de vermelho, realçado de ouro, prata e azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “RIBA DE ÂNCORA”.

band

Bandeira: verde. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

Selo: nos termos da Lei, com a legenda: “Junta de Freguesia de Riba de Âncora – Caminha”.

Parecer emitido em 06 de Novembro de 2003, pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses. Em 26 de Dezembro de 2003, o Parecer, por proposta da Junta de Freguesia, foi aprovado em sessão da Assembleia de Freguesia de Riba de Âncora.
Processo  e desenho elaborado por Carlos Alberto Mouteira Fernandes no ano de 2000.

Simbologia

O escudo de ouro, é uma referência às riquezas patrimoniais e culturais de Riba de Âncora.

O monte de verde, movente dos flancos: é uma representação do Monte de Santo Amaro. Monte que tem muita importância como revelador da ancestralidade humana de Riba de Âncora, tendo em conta que aí se localizou o Castro de Santo Amaro e do qual, ainda se encontram vestígios.

A campanha diminuta ondada de prata e azul de três tiras: representam o rio Âncora, o que  se traduz numa honra inquestionável para qualquer freguesia que tem o privilégio de o ter em suas terras, como acontece com Riba de Âncora.

O palmito de vermelho, realçado de ouro, prata e azul: são uma homenagem ao artesanato de Riba de Âncora na arte tradicional  deste enfeite tão nobre e admirado.

A Coroa mural de prata de três torres: são uma classificação do estatuto da freguesia, simples, Isto é: que jamais foi concelho, vila, ou cidade; caso em que teria quatro ou cinco torres.

A bandeira verde, tem por simbolismo a representação da componente agrícola de Riba de Âncora.

258 985 273
jfribadeancora@gmail.com
 
Últimas Notícias
Calendário
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Jul0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
TAGS POPULARES

facebook